No desenvolvimento das atividades laborais, o ser humano pode adquirir doenças. Se por um lado a sociedade convive com altos níveis de estresse, por outro, inadequadas condições físicas para a realização de determinadas atividades ou a falta de equipamentos de proteção individual, muitas vezes, causam distúrbios orgânicos, denominados doenças ocupacionais.
Elas são silenciosas e estão diretamente associadas ao ofício do trabalhador e às condições de trabalho nas quais ele está inserido. A seguir, vamos abordar algumas das principais doenças ocupacionais, suas causas e a prevenção de cada uma delas.
LER – Lesão por Esforço Repetitivo
Ela é causada pelo exercício prolongado e repetitivo de determinado movimento, reduzindo gradativa e significativamente a capacidade do indivíduo para o trabalho. Inclusive, a LER pode levar à aposentadoria por invalidez.
Em razão de sua lenta progressão, muitas vezes, ela passa despercebida, só sendo notada quando em estágio avançado. Para prevenir-se, o ideal é fazer pausas para descanso durante a atividade e praticar a chamada ginástica laboral.
Asma Ocupacional
Ela é causada pela inalação de agentes tóxicos que causam alergia. A asma se caracteriza pela obstrução das vias respiratórias do trabalhador por poeiras de substâncias como algodão, borracha, linho, madeira, etc. É a doença respiratória mais comum relacionada ao trabalho.
A sua prevenção depende, em grande medida, da utilização de adequados equipamentos de proteção individual.
Dermatose ocupacional
Trata-se de uma doença que se caracteriza por alterações na pele e na mucosa do trabalhador, em razão da sua exposição a determinados agentes nocivos durante o desempenho de suas atividades laborais, como a graxa ou óleo mecânico, por exemplo. O termo engloba os seguintes males: dermatite de contato, ulcerações, infecções e cânceres. A sua prevenção depende da utilização contínua de EPI — Equipamento de Proteção Individual.
Surdez temporária ou definitiva
Caracterizada pela perda da sensibilidade auditiva em razão da intensa e prolongada exposição a ruídos. Como a maioria das doenças ocupacionais, pode ser eficazmente evitada se utilizados equipamentos de proteção individual, como protetores auriculares.
DORT – Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho
Inserido, muitas vezes, na mesma categoria das LER, os DORT são caracterizados pela contínua postura inadequada, causando dor crônica que, se não tratada, tem a tendência de se agravar ao longo do tempo, causando a invalidez do trabalhador.
O DORT, diferentemente da LER (que pode ocorrer em qualquer atividade, mesmo não relacionada ao trabalho), só pode ocorrer no ambiente de trabalho, sendo caracterizado pelas condições inadequadas em que a função laboral é realizada.
Para combatê-lo, uma excelente dica é a prática de atividade física, promovendo o fortalecimento dos músculos e o cuidado com a postura.
Fonte: Coontec