Especialista em imposto de renda da consultoria EY, Antonio Gil, vai responder todas as semanas, durante todo o prazo de declaração, a 15 perguntas dos leitores.
O prazo para fazer a declaração do Imposto de Renda 2021 vai foi prorrogado até 31 de maio – e com ele seguem as dúvidas dos contribuintes.
Para ajudar nessa tarefa, a pedido do G1, o especialista em imposto de renda da consultoria EY, Antonio Gil, vai responder todas as semanas, durante todo o prazo de declaração, a 15 perguntas dos leitores. Serão 3 perguntas por dia, de segunda a sexta.
1) Pergunta: Posso declarar o plano de saúde que pago para a empresa que trabalho? Eu declaro a empresa, ou a operadora do plano de saúde? (Patricia Santos)
Resposta: Sim. O valor pago durante o ano pelo plano de saúde deve ser declarado na ficha de “Pagamentos efetuados”. É necessário colocar a razão social do Plano de Saúde, assim como o CNPJ e o valor pago. Geralmente essas informações são incluídas no informe de rendimentos anual emitido pelo seu empregador.
2) Pergunta: Tem como importar os dados da declaração anterior, feita em PC/Windows, para smartphone IOS, sem precisar digitar tudo? (Ruben Nicolau Luft)
Resposta: Se você tiver no seu celular o arquivo da declaração de 2020, selecione a opção ” Iniciar com a declaração do ano anterior”. Quem a fez pelo computador pode transferir o arquivo DBK para o dispositivo por meio de cabo, e-mail ou Bluetooth e realizar a busca pelo arquivo manualmente. Com esse arquivo, vários campos do aplicativo já serão preenchidos.
3) Pergunta: Como declarar um imóvel financiado que não foi informado nas declarações anteriores? (Adriana de Paula)
Resposta: Recomendamos que seja feita a retificação das declarações anteriores para inclusão do imóvel na ficha de bens e direitos, com os respectivos valores referentes ao financiamento, incluindo taxas e juros pagos durante cada ano. Lembrando que é possível retificar a declaração dos últimos 5 anos. Imóveis financiados são declarados pelo seu custo de aquisição, ou seja, pelo valor que vai sendo pago pelo mesmo, acrescido portanto ano a ano, até a sua quitação.
Fonte: G1