Foram divulgados os dados de dezembro de 2021, onde apontam quantos municípios as empresas cobrem e com quais tecnologias; saiba detalhes.
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as operadoras atualizaram os dados dos municípios cobertos pelas empresas que operam com telefonia celular no Brasil. Os dados de dezembro de 2021 foram divulgados, revelando que a Vivo foi a operadora que apresentou a maior cobertura, cobrindo 5.002 municípios, ganhando da TIM que cobre 4.870.
A terceira operadora com a maior cobertura é a Claro, que atende 4.304 municípios, seguida da Oi cobrindo 3.611, Algar com 406 e Sercomtel com apenas 2. Vale ressaltar que com exceção da Algar, os dados das outras empresas foram divulgados pelas próprias.
De acordo com o portal Teleco, a Vivo lidera a cobertura em três das cinco tecnologias utilizadas na telefonia móvel, onde perde em duas categorias para a TIM e a Claro.
Na cobertura do 2G, quem assume a liderança é a Claro, cobrindo 3.964 municípios, seguida da Vivo com 3.892, Oi com 3.499 e TIM com 3.476. No 3G, a Vivo possui a maior cobertura em 4.879 municípios, contra 4.111 da Claro, 3.995 da TIM e 1.670 da Oi. No 4G, sem nenhuma surpresa, a líder é a TIM, que cobre 4.692 municípios. As seguintes posições são ocupadas pela Vivo (4.286), Claro (2.966) e Oi (1.043).
Quando se trata das tecnologias LTE Advanced e LTE Advanced Pro, a Vivo lidera nas duas, cobrindo 2.732 em ambas tecnologias. A Claro é a segunda maior cobertura com 2.603 e 2.187 municípios cobertos, respectivamente. A TIM cobre 1.661 com LTE Advanced e 1.493 com LTE Advanced Pro. Enquanto que a Oi só possui cobertura na LTE Advanced, cobrindo 95 municípios.
Diferenças entre os dados da Teleco e Anatel
Ano passado, o Minha Operadora compilou os dados da Anatel sobre qual operadora, entre TIM, Vivo e Claro, tinha a maior cobertura no Brasil. Foi observado que os dados divulgados pela agência eram diferentes dos divulgados pelo portal teleco. Fomos investigar porque o número de municípios cobertos pelas operadoras era diferente entre as duas plataformas.
Descobrimos que os dados divulgados pela Anatel são baseados nas ERBs registradas pelas operadoras, enquanto que as informações de cobertura do Teleco representam as localidades onde as operadoras estão operando comercialmente.
Além disso, em contato com o portal, informaram que seus dados são fornecidos mensalmente pelas próprias operadoras, que consideram esta informação mais representativa da cobertura oferecida aos consumidores.
Embora a agência também receba as informações das próprias operadoras, o órgão afirma que pode ocorrer um atraso entre o licenciamento e a oferta comercial, mas não mais do que alguns poucos meses.
Dessa forma, quando se trata da cobertura que já está sendo comercializada nos municípios, os dados da teleco são mais precisos. No entanto, para saber a quantidade de ERBs licenciadas pelas operadoras, a Anatel é a escolha certa.
Fonte: Minha Operadora