Durante debate, o ministro falou sobre a concentração do 5G com apenas três operadoras (TIM, Vivo e Claro) a nível nacional; saiba detalhes.
ministro das Comunicações, Fábio Faria, participou de um debate sobre o leilão do 5G com a Comissão de Ciência, Tecnologia e Comunicações (CCT), onde participou também o senador Jean Paul Prates, do PT do Rio Grande do Norte. Durante o debate, o ministro foi questionado por Prates sobre a concentração de mais de 90% dos espectros da tecnologia a nível nacional em apenas três empresas.
Fábio Faria afirmou que o modelo de apenas três operadoras é comum em todo mundo e que a entrada de outras empresas para fornecer o serviço de forma nacional é muito difícil sem ter investido anteriormente no 3G e 4G. No entanto, quando se trata dos blocos regionais, a concorrência é maior.
“Então isso aí a gente tem certeza que a Anatel tem expertise nesse assunto e eles vão monitorar muito bem isso. Em relação à quantidade de operadoras do 5G, vinte, pra não falar de todos os países da Europa, noventa por cento dos países têm três operadores. A Europa inteira, quase a Europa inteira onde eu fui são três operadores”, afirmou.
O ministro mencionou que nos blocos regionais, várias novas operadoras surgiram com o leilão, o que dará mais escolha para o consumidor. Ele afirmou também que o preço do 5G será acessível ao cidadão.
Segundo Fábio Faria, nas localidades em que ele visitou, o preço do 5G é mais barato ou igual ao 4G, pois ganham com o dinheiro das empresas. Faria também afirmou que o agronegócio será um grande contratante da rede 5G.
Fonte: Minha Operadora