O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa que os valores serão proporcionais, de acordo com a quantidade de meses em que o segurado passou a receber a aposentadoria, pensão ou auxílio
Os novos segurados do INSS que começaram a receber benefício após maio deste ano terão direito ao 13º salário a partir de novembro. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa que os valores serão proporcionais, de acordo com a quantidade de meses em que o segurado passou a receber a aposentadoria, pensão ou auxílio. O valor será liberado em cota única.
Você poderá fazer uma consulta para saber quanto irá receber por meio do aplicativo ou site Meu INSS. No entanto, esta consulta só poderá ser realizada em novembro.
Os depósitos começarão a ser realizados para esses beneficiários a partir do dia 24 de novembro e seguirá até o dia 7 de de dezembro. Primeiro vão receber quem ganha 1 salário mínimo (R$ 1.212). Os que têm direito a valores acima do piso nacional, o INSS pagará a partir de 1° de dezembro.
Esses segurados a partir do ano que vem passarão a receber o 13º salário juntamente com os demais aposentados e pensionistas, já que quem recebe auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença), o pagamento segue sendo feito de forma proporcional.
Veja quem pode receber o 13º salário do INSS
Podem receber o 13º salário do INSS os aposentados, pensionistas e quem recebe auxílios. Porém, quem tem direito ao BPC (Benefício de Prestação Continuada) e Renda Mensal Vitalícia não recebem o 13°.
Vão poder conferir as datas e os valores dos benefícios antes do pagamento, os segurados que usam o aplicativo Meu INSS ou site meu.inss.gov.br. Neste caso, será preciso fazer um cadastro e senha. Tanto o site quanto o aplicativo oferecem informações como extrato de pagamento do benefício e a margem para o crédito consignado.
Em 2022, o INSS antecipou o pagamento do 13º salário para os meses de abril e maio, da mesma forma como aconteceu em 2020 e 2021. Vão ter direito ao 13º, 31,6 milhões de beneficiários do INSS. Atualmente recebem benefícios 36 milhões de brasileiros, no entanto, nem todos têm direito à gratificação natalina.
Veja o calendário para quem vai receber o 13º em cota única
Pagamentos para quem ganha um salário mínimo:
- Benefício final 1: Recebe dia 24 de novembro;
- Benefício final 2: Recebe dia 25 de novembro;
- Benefício final 3: Recebe dia 28 de novembro;
- Benefício final 4: Recebe dia 29 de novembro;
- Benefício final 5: Recebe dia 30 de novembro;
- Benefício final 6: Recebe dia 01 de dezembro;
- Benefício final 7: Recebe dia 02 de dezembro;
- Benefício final 8: Recebe dia 05 de dezembro;
- Benefício final 9: Recebe dia 06 de dezembro;
- Benefício final 0: Recebe dia 07 de dezembro.
Pagamentos para quem ganha acima de um salário:
- Benefício final 1 e 6: Recebe dia 01 de dezembro;
- Benefício final 2 e 7: Recebe dia 02 de dezembro;
- Benefício final 3 e 8: Recebe dia 05 de dezembro;
- Benefício final 4 e 9: Recebe dia 06 de dezembro;
- Benefício final 5 e 0: Recebe dia 07 de dezembro.
Para você saber o valor que vai receber do 13º salário, basta pegar o valor do benefício e dividir por 12 (12 meses do ano) e em seguida multiplicar pela quantidade de meses que terá acesso ao benefício em 2022.