A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recebeu nesta quarta-feira (27) as propostas de 15 empresas interessadas em participar do leilão do 5G. O certame acontece no dia 4 de novembro, em Brasília, quando as vencedoras serão anunciadas.
Entre as participantes, estão operadoras de médio e grande porte, além de provedores regionais que se uniram em consórcios e fundos de investimento. Uma ausência marcante é a da Oi, que vendeu sua operação de telefonia móvel, negócio ainda em análise pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
No leilão, serão colocadas em disputa as faixas de frequência de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz. Elas estão distribuídas entre lotes nacionais e regionais, com as arrematantes tendo o direito de explorá-las por até 20 anos, cumprindo uma série de contrapartidas.
Uma das vantagens do 5G é a maior velocidade na transmissão de dados.Fonte: Unsplash
A expectativa do governo federal é de que a estreia do 5G no Brasil aconteça até julho de 2022, iniciando pelas capitais. As ganhadoras deverão migrar o sinal das parabólicas para liberar a frequência de 3,5 GHz e levar a internet móvel de alta velocidade para escolas públicas de educação básica.
Participantes do leilão
De acordo com a Anatel, as empresas que enviaram propostas para participar do leilão do 5G no Brasil são:
- Algar telecom S.A.
- Brasil Digital Telecomunicaçoes LTDA
- Brisanet Serviços de Telecomunicações S.A
- Claro S.A
- Cloud2U Indústria e Comércio de Equipamentos Eletrônicos LTDA
- Consórcio 5G Sul
- Fly Link Ltda
- Mega Net Provedor de Internet e Comercio de Informática LTDA
- NEKO Serviços de Comunicações Entretenimento e Educação LTDA
- NK 108 Empreendimentos e Participações S.A
- Sercomtel Telecomunicações S.A.
- Telefônica Brasil S.A
- TIM S.A.
- VDF Tecnologia da Informação LTDA
- Winity II Telecom LTDA
Após a entrega das propostas, a agência reguladora vai avaliar a documentação e as garantias enviadas pelas concorrentes. A abertura e a análise das propostas apresentadas ocorrerá no dia do leilão.
Fonte: Tec Mundo