INSS: veja quem recebe os pagamentos nesta segunda e terça

Faltam apenas dois grupos para receber os pagamentos referentes a janeiro

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) paga os últimos grupos de aposentadorias, pensões e outros benefícios segunda e terça, dias 6 e 7, tanto para quem recebe até um salário mínimo ou mais. O pagamento é destinado aos segurados com o último dígito do cartão do benefício com os números finais 9 e 0. Já para os beneficiários que recebem mais de um salário mínimo, o que têm cartão com os números finais  4 e 9 e 5 e 0.

Ao todo, são 37 milhões de beneficiários no país. Aposentados, pensionistas e outros segurados que recebem benefícios como auxílio-doença ou BPC (Benefício de Prestação Continuada) têm direito ao pagamento.

O calendário é dividido conforme o valor do benefício: começa primeiro para quem ganha o salário mínimo, na última semana do mês. Depois, na primeira semana do mês, o INSS passa a fazer as liberações para aqueles com renda acima do piso previdenciário. O calendário é interrompido em finais de semana, feriados nacionais e datas em que os bancos não funcionam.

Neste ano de 2023, o valor pode variar entre R$ 1.302 (valor do salário mínimo), até R$ 7.507,49 (teto do INSS).

O calendário de pagamento é dividido de acordo com o valor que o segurado recebe, do menor salário para o maior e conforme o número do benefício.

Ou seja, quem recebe até um salário mínimo começa a ter o pagamento na última semana do mês de fevereiro, enquanto segurados de renda acima do piso previdenciário terão os depósitos iniciados na primeira semana do mês seguinte.

Número do benefício

Vale lembrar que para saber quando o pagamento será depositado, o segurado precisa ter em mãos o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador (o que vem depois do traço).

Confira o calendário completo a seguir e veja a data que você receberá seu pagamento.

Calendário de pagamentos do INSS

Segurados que recebem até um salário mínimo

Nº final do benefício Data de recebimento do benefício
0 25 de janeiro
1 26 de janeiro
2 27 de janeiro
3 30 de janeiro
4 31 de janeiro
5 1 de fevereiro
6 2 de fevereiro
7 3 de fevereiro
8 6 de fevereiro
9 7 de fevereiro

 

Segurados que recebem acima de um salário mínimo

Nº final do benefício Data de recebimento do benefício
1 e 6 1 de fevereiro
2 e 7 2 de fevereiro
3 e 8 3 de fevereiro
4 e 9 6 de fevereiro
5 e 0 7  de fevereiro

Fonte: Jornal Contábil