Dona da Vivo pretende lançar solução que une tecnologias 5G, IoT e Blockchain

Desenvolvimento ocorre a partir de uma parceria entre a espanhola Telefônica e as chinesas Fibocom e aitos.io.

O grupo espanhol Telefônica (que controla a operação da Vivo no Brasil), anunciou nesta quarta-feira, 24 de março, uma parceria com as chinesas Fibocom e aitos.io para lançar soluções 5G de Internet das Coisas (IoT) integradas com a tecnologia Blockchain.

Famosa por conta do Bitcoin, a Blockchain é uma tecnologia que permite registrar, verificar e criptografar transações por meio do processamento realizado por uma rede global de computadores.

Ela funciona como um banco de dados seguro, compartilhado e público, o que permitiu o lançamento do Bitcoin e de outras criptomoedas.

Com a chegada do 5G e a popularização de dispositivos móveis conectados à internet – mais conhecidos como IoT -, a tecnologia Blockchain será a solução para garantir o registro e veracidade das informações coletadas.

Estima-se que até 2025 haverá 55,7 bilhões de dispositivos conectados ao redor do planeta coletando informações.

Pensando nisso, a Telefônica (por meio da unidade Telefônica Tech), a Fibocom e a aitos.io estão desenvolvendo a plataforma TrustOS e o módulo TrustID que se conecta diretamente à rede Blockchain, eliminando qualquer tipo de intermediário.

A indústria será uma das principais beneficiadas por essa nova tecnologia.

A ideia é que a solução permita rastrear e verificar informações coletadas por sensores, garantindo maior segurança e reduzindo os problemas de escalabilidade da tecnologia IoT.

“A convergência de duas tecnologias, como IOT e Blockchain mais conectividade 5G, é inevitável. À medida que os dispositivos conectados se multiplicam, é fundamental demonstrar a confiabilidade das informações que os dispositivos trocam. Blockchain pode desempenhar um papel relevante para construir confiança nestes ecossistemas… A Telefônica está muito entusiasmada com esta colaboração com aitos. io e Fibocom e esperamos continuar avançando e nos posicionando com este tipo de soluções na Indústria 4.0”, explica Jose Luis Núñez, chefe de Blockchain da Telefónica Tech.

Fonte: Minha Operadora