Serviço é compatível com iPhone, Samsung Galaxy e Motorola RAZR; saiba mais.
Correios Celular acaba de anunciar que agora possui suporte ao eSIM, chip virtual que dispensa o uso do cartão físico para uso de planos móveis. A operadora virtual (MVNO), que utiliza a rede da TIM, já iniciou as vendas da tecnologia.
A habilitação do chip acontece de forma remota, sem que o cliente precise ir pessoalmente até uma agência dos Correios ou loja de operadora.
O que é o eSIM
O eSIM é um sucessor do chip tradicional de celular que funciona de forma virtual. A instalação é feita a partir da leitura de um QR Code.
A funcionalidade de um SIM tradicional e um eSIM é exatamente a mesma, porém, ao invés de um chip destacável, que demanda uma bandeja acessada pelo próprio usuário, o eSIM é uma solução embarcada, um chip implementado diretamente no dispositivo, que pode ser tanto um vestível, como smartwatches, quanto smartphones ou até outros gadgets do grande ecossistema de IoT.
Embora esteja no mercado desde 2016, com o lançamento do smartwatch Samsung Gear S2 3G, o eSIM, ou SIM virtual, ainda é uma tecnologia que muitos desconhecem, já que o seu processo de adoção ainda está devagar, sendo encontrado por enquanto em poucos smartphones, wearables e ultrabooks.
eSIM dos Correios
O chip virtual da Correios Celular pode ser encontrado na loja online da empresa e custa R$ 10, mesmo preço do SIM Card físico. A ativação do chip da Correios Celular é feita de forma remota.
A Correios Celular oferece o chip virtual em todos os planos, assim como a Claro, TIM, Oi e Vivo, que também fornecem o eSIM para usuários do pré-pago, pós-pago, controle ou pós-pago PJ.
De acordo com a Correios Celular, o eSIM é compatível com iPhones (XR ou superior), Samsung Galaxy (linhas S20, Note 20, S21, Z Flip e Z Fold 2) e Motorola RAZR.
Fonte: Minha Operadora