Nesta terça-feira, 2, uma comitiva organizada pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, começará uma viagem por cinco países com o objetivo de visitar empresas que desenvolvem tecnologia 5G, incluindo a chinesa Huawei.
O grupo formado por Faria, três ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) e outros seis representantes do governo partirá do Brasil a bordo de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
Durante 10 dias, a comitiva pretende visitar governos e empresas da Suécia, Finlândia, Coreia do Sul, Japão e China.
O Ministério dos Comunicações (MCom) não detalhou a agenda de compromissos nos cincos países, mas segundo apurado pelo portal UOL, os representantes brasileiros devem visitar as empresas Ericsson, Nokia, Samsung, Fujitsu, Nec e Huawei.
De acordo com a pasta, a viagem serve para recolher informações para acelerar o desenvolvimento da tecnologia 5G no Brasil.
“O objetivo principal da visita é manter encontros com autoridades governamentais e executivos de empresas fabricantes de infraestrutura de telecomunicações líderes do setor, de modo a colher percepções e subsídios de modelos internacionais para aprimorar o desenvolvimento dessa tecnologia no Brasil, cujo leilão será realizado no fim deste semestre”, afirmou o MCom em nota.
Fonte: Minha Operadora