Claro, Oi, TIM ou Vivo? Veja ranking das operadoras com mais reclamações na Anatel

Número total de queixas caiu 12,9% em relação ao registrado em 2016. Na telefonia móvel pós-paga, a TIM foi a única que registrou aumento de reclamações. Net e Vivo tiveram aumento de reclamações na TV por assinatura. Também cresceram queixas da banda larga da Net.
Seja qual for sua operadora, é possível que em algum momento você tenha decidido reclamar sobre a qualidade de algum serviço, queda de sinal, estabilidade de imagem ou sobre a velocidade de conexão. Há, no entanto, boas notícias no horizonte.
Relatório divulgado hoje pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) indica que houve queda na quantidade de queixas recebidas sobre os serviços prestados pelas operadoras pelo segundo ano seguido. E foi o segundo ano seguido de retração.
O ano de 2017 terminou com 3,4 milhões de queixas, 506 mil a menos que em 2016. Trata-se de uma redução, de 12,9% no volume. Entre 2015 e 2016 as reclamações caíram 4,3%. A Anatel afirma que ainda há bastante espaço para a redução de reclamações, especialmente na banda larga fixa.
Todos os serviços (banda larga fixa, telefonia fixa, telefonia móvel pré-paga e pós-paga, e TV por assinatura) registraram redução nas reclamações. Juntos, totalizam 327.267.253 contratos ativos. As queixas somaram 3,4 milhões. Ou seja,  a relação entre o total de assinantes e o número de reclamações é de 1,2%.
Volume de reclamações por serviço
Serviço    2016    2017    2017-2016    Variação
Telefonia fixa    943.680    760.992    -182.688    -19,4%
Telefonia móvel pré-paga    595.016    485.951    -109.065    -18,3%
Banda larga fixa    580.952    525.288    -55.664    -9,6%
Telefonia móvel pós-paga    126.0613    1.143.980    -116.633    -9,3%
TV por assinatura    511.053    467.363    -43.690    -8,5%
Outros *    20.544    22.123    1.519    7,7%
Total Geral    3.911.858    3.405.697    -506.161    -12,9%
*Reclamações contra serviços de radiodifusão (Rádio e TV) ou em relação à própria agência reguladora.
Neste ano de 2018, a Anatel promete iniciar processos de fiscalização sobre falhas de informação na oferta e contratação de serviços e nas alterações de planos e pacotes. Também pretende verificar indisponibilidade das informações obrigatórias ao consumidor nos portais online das prestadoras, e as dificuldades em cancelar os serviços.
Estudos realizados pela Superintendência de Relações com os Consumidores da agência indicam que problemas na oferta dos serviços e na clareza das vendas levam às reclamações sobre cobrança, principal motivo de queixa.
Telefonia fixa
Telefonia fixa foi o tipo de serviço cujas reclamações mais diminuíram no ano passado. O resultado se deveu a uma redução no volume de reclamações sobre o funcionamento nas prestadoras Oi, Vivo e Net. A Oi foi a operadora que mais reduziu o número de reclamações, seguida de Vivo e Net.
Telefonia fixa – principais prestadoras
Prestadora    Volume de Reclamações
2016    2017    2017-2016    Variação
Oi    550.436    407.811    -142.625    -25,9%
Vivo    263.383    230.542    -32.841    -12,5%
Net    111.261    100.970    -10.291    -9,2%

No celular, agência mira SVAs
No primeiro semestre de 2017, a Anatel começou a fiscalizar a contratação de Serviços de Valor Adicionado (SVAs) à revelia do usuário. De acordo com a agência, esse movimento fez as operadoras controlarem de forma mais rígida os parceiros, levando à diminuição das reclamações na telefonia móvel pré-paga. Os SVAs são os serviços de conteúdo e aplicativos vendidos através das operadoras. Aqui, a Vivo foi a operadora cujo número de reclamações mais encolheram. Em seguida, vieram Claro, Oi e TIM.
Telefonia móvel pré-paga – principais prestadoras
Prestadora    Volume de Reclamações
2016    2017    2017-2016    Variação
TIM    266.677    244.952    -21.725    -8,1%
VIVO    135.324    97.199    -38.125    -28,2%
CLARO    109.259    79.725    -29.534    -27,0%
OI    82.747    62.235    -20.512    -24,8%

Na telefonia móvel pós-paga, a TIM foi a única que registrou aumento de reclamações. No entanto, em todas as principais prestadoras, as reclamações relativas a cancelamento e a atendimento caíram.
Telefonia móvel pós-paga – principais prestadoras
Prestadora    Volume de Reclamações
2016    2017    2017-2016    Variação
VIVO    360.326    298.585    -61.741    -17,1%
TIM    296.925    319.740    22.815    7,7%
CLARO    286.082    265.563    -20.519    -7,2%
OI    180.838    152.189    -28.649    -15,8%

Banda larga e TV paga
Na banda larga fixa, a Oi liderou a redução no número de reclamações sobre funcionamento e reparo. Esse mesmo tipo de reclamação, mais as relativas à cobrança, foram responsáveis pelo aumento registrado na Net. As reclamações de qualidade e de funcionamento compõem o maior volume de queixas no serviço, 46% do total.
Banda Larga Fixa- principais prestadoras
Prestadora    Volume de Reclamações
2016    2017    2017-2016    Variação
OI    288.278    227.723    -60.555    -21,0%
VIVO    162.508    149.757    -12.751    -7,8%
NET    74.596    85.188    10.592    14,2%

Os assinantes dos serviços via satélite das prestadoras Sky, Claro e Oi formaram o grupo de usuários que apresentou a maior redução no registro de reclamações à Agência Nacional de Telecomunicações na TV por Assinatura. A Net teve um aumento de 7,8% devido a queixas de cobrança após o cancelamento e cobrança em desacordo com o contratado.
TV por assinatura – principais prestadoras
Prestadora    Volume de Reclamações
2016    2017    2017-2016    Variação
SKY    189.342    169.701    -19.641    -10,4%
NET    150.725    162.428    11.703    7,8%
CLARO    76.054    55.435    -20.619    -27,1%
OI    59.450    44.382    -15.068    -25,3%
VIVO    30.994    32.093    1.099    3,5%
As mais reclamadas
No ranking geral, somando-se todas as reclamações por grupo econômico, a Oi foi a empresa com mais queixas. Estas somaram 894 mil. Em compensação, a companhia reduziu em 23% o número de reclamações em relação a 2016.
Em segundo lugar em número de queixas ficou a Vivo, com 808 mil. A operadora também reduziu os números, no caso, em 15% sobre 2016.
A Claro Brasil, que reúne Claro e Net, teve 749 mil reclamações, 7% menos que um ano anos.
Já a TIM Brasil aparece com 564 mil queixas, mil a mais que em 2016 (+0,2%).
Fonte: Telesíntese

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