Empresa reitera proposta de mudança de Ticket para Vale Lanche e insiste em precarizar condições de trabalho.
Em reunião realizada na última quinta-feira (01), entre a BT CC e a Comiss
ão Nacional de Negociação da Fenattel ( formada pelo SINTTEL-GO e pelos sindicatos do Mato Grosso do Sul e Paraná), aempresa continuou intransigente, demostrando descaso com os trabalhadores e sindicatos.
Neste segundo encontro, depois da proposta “sem-vergonha” da empresa na primeira reunião, esperava-se que a BTCC apresentasse uma proposta descente e mais justa, porém isto não aconteceu.
A reunião foi marcada por muitos debates, onde o SINTTEL-GO buscou ao máximo defender os direitos dos trabalhadores, porém a empresa insiste em desvalorizar o trabalhador não dando a categoria melhores condições de trabalho. Veja proposta irrisória apresentada pela BTCC.
PROPOSTA DA EMPRESA
- Retirada de benefícios já conquistados pelostrabalhadores – m
udança do Ticket por Vale Lanche igual já vem acontecendo.
- 0% de reajuste nos salários e benefícios.
- Mudança da coparticipação cobrada do Plano de Saúde de 20% para 60% para desconto na folha de pagamento dos beneficiários.
- Tornar a jornada de trabalho flexível: Atual – 6 horas de trabalho por 24 horas de descanso (trabalha 6h, depois descansa 1 dia – modelo atual) PARA – 12 horas de trabalho por 36 horas de descanso – isso mesmo, a empresa acredita que trabalhar 12 horas seguidas atendendo ligações não é prejudicial para a saúde dos colaboradores.
- Escala de trabalho 12h (doze horas) nos finais de semana;
- Concessão das pausas NR17(40 min) no formato de 10/20/10 minutos para 10/30 minutos – O sindicato irá analisar a legalidade da proposta, e em caso positivo, irá realizar uma pesquisa com os trabalhadores sobre o tema.
- Dividir as férias de 30 dias no ano em três períodos de 10 dias cada, inclusive para colaboradores acima de 50 anos – O sindicato irá analisar a legalidade da proposta, e em caso positivo, irá realizar uma pesquisa com os trabalhadores sobre o tema.
É OU NÃO UMA PROPOSTA MALUCA, INSENSATA E SEM VERGONHA?
A empresa durante todo o tempo usou o argumento de que a Oi passa por um momento econômico difícil, e que consequentemente a BTCC sofre com o impacto dessa crise, e que diante disso precisa diminuir gastos, ameaçando novamente reduzir postos de trabalho.
Se hoje à Oi vive problemas de ordem financeira, isso é reflexo da má gestão da operadora (presidente e diretores), e
não do Call Center. Os trabalhadores não podem pagar por estes erros.
O sindicato JAMAIS aceitará que a categoria seja punida pela má gestão, pois se a Oi ainda não faliu, foi devido ao suor e esforço do Call Center, que todos os dias sentam emsuas P.A’s para baterem suas metas.
Os representantes sindicais, durante toda a negociação, tentaram conscientizar a empresa de que eles precisam pensar no seus colaboradores e deve negociar o que é devido, fazendo constar em ata as seguintes reivindicações.
PREMISSA IMPOSTA PELOS SINDICATOS PARA NEGOCIAÇÃO DO ACORDO COLETIVO.
- Mudança no modelo de concessão do vale alimentação/refeição do periodo de experiência de In Natura para Ticket (Cartão).
- Reajuste de todos os benefícios e salários com o mínimo da inflação, e que o que deverá ser negociado é o ganho real do trabalhador;
- O ajuste negociado deverá ser praticado conforme data base (maio/2017) garantindo o pagamento retroativo dos ajustes acordados;
- Requer o pagamento do vale transporte em dinheiro e diretamente na conta do trabalhador, evitando o risco de assaltos ou perda do saldo decorrente da perda dos cartões;
MAIS UMA VEZ O SINTTEL-GO FOI ENFÁTICO NA REJEIÇÃO DA PROPOSTA DA EMPRESA, AFIRMANDO QUE MANTERÁ A PROPOSTA INICIAL CONSTANTE NA PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DA CATEGORIA, E QUE SÓ NEGOCIARÁ O ACORDO COLETIVO DENTRO DESSAS PREMISSAS APONTADAS ACIMA.
A Comissão de Negociação do ACT ficou indignada e deixou claro o total repúdio ao que foi apresentado,
expondo que jamais levará essa proposta imoral para a categoria VOTAR, ameaçando mobilizar os trabalhadores e solicitar a mediação do Ministério Público do Trabalho, no entanto a empresa recuou e concordou em pré-agendar uma nova reunião no dia 13/06, com o compromisso de apresentar uma proposta sensata e coerente para a categoria.
O Sinttel-GO não vai esperar parado, mas para isto, precisa do total apoio dos trabalhadores da BTCC, para pressionar a empresa a sair da sua zona de conforto, oferecendo uma proposta digna aos seus funcionários.
Caso a empresa ainda permaneça com essa mesma postura na próxima reunião, o Sindicato já deixa avisado que fará a mobilização da categoria, por isso já conclama todos trabalhadores a ficarem em alerta e acompanhar aos próximos informativos.
Unam-se a este movimento! É fundamental manter-se ombreado ao Sindicato para avançar nas negociações. Fiquem atentos às informações oficiais do sindicato. Acompanhe as notícias pelos informativos ou entre em contato para tirar dúvidas pelo telefone (62) 3227-7900, whatsapp (62) 98641-9150 ou pelo site www.sinttelgo.org.br. Juntos somos mais fortes!