Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai iniciar a sua pesquisa anual que mede a satisfação e qualidade percebida pelos usuários dos serviços de telecomunicações no Brasil. Desde 2015, esta será a sexta edição do estudo.
A pesquisa será realizada entre julho e novembro deste ano, por meio de entrevista por telefone. Serão avaliados os serviços de telefonia fixa, telefonia móvel, banda larga fixa e TV por assinatura.
O questionário inclui perguntas sobre os canais de atendimento oferecidos pelas empresas, funcionamento de serviços, capacidade de resolução de problemas, entre outros.
As informações coletadas permitirão criar índices nacionais e estaduais do desempenho das teles no país.
A Anatel salienta que durante a pesquisa não serão coletados dados pessoais, como numerações de documentos, códigos, senhas, e-mails, endereço, dados bancários ou outras informações cadastrais. A pesquisa sociodemográfica inclui apenas informações sobre local de residência, idade, renda aproximada e escolaridade.
Dessa forma, se alguém telefonar pedindo informações pessoais além do que é listado acima, é sinal que não se trata da pesquisa da Anatel. “Fique atento e não caia em golpes!” alerta a agência.
Ao todo, serão entrevistados 90 mil consumidores. Os telefones dos usuários serão sorteados aleatoriamente.
Os resultados da pesquisa realizada neste ano serão divulgados no primeiro trimestre de 2021.
Na última pesquisa divulgada, em fevereiro de 2020, a Claro é a melhor avaliada nos serviços de telefonia móvel (pré e pós-pago) e também em TV por assinatura. Na banda larga fixa, a Unifique aparece no topo do ranking e, na telefonia fixa, a Sercomtel é o destaque.
Fonte: Minha Operadora