A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) contratou a empresa carioca Clan Design para construir um memorial das telecomunicações.
O objetivo da exposição permanente é contar os 23 anos de história da agência reguladora, bem como o desenvolvimento do setor de telecom no país.
De acordo com o extrato publicado na edição desta quarta-feira, 26 de maio, do Diário Oficial da União, o projeto terá custo global de R$ 162 mil (ante os R$ 165 mil previstos inicialmente no edital).
O contrato foi assinado no último dia 20 de maio e tem vigência até 26 de outubro de 2021.
A Clan Design será responsável por planejar, desenvolver, implantar e montar a exposição permanente.
Batizado inicialmente de “Túnel do Tempo da Anatel”, ele será montado na ligação entre os blocos “E” e “H” do Complexo Sede da Anatel, localizado no Setor de Autarquias Sul, em Brasília, no Distrito Federal.
Para isso, será feito uma curadoria, estudando todo o acervo da agência.
Estão previstas pesquisas com fontes, entrevistas, organização de arquivos e escolha de conteúdos que estarão presentes no memorial.
A expectativa é que a exposição contará com fotos, textos e memorabilia.
Em 2021, a Anatel completou 23 anos, sendo a responsável por implantar as tecnologias 3G e 4G no Brasil e estando agora engajada nos preparativos para a chegada do 5G.
Nas últimas duas décadas, a agência reguladora também atuou na conversão dos pulsos em minuto, na introdução do nono dígito na telefonia móvel, desligamento do sinal analógico de TV, entre outros.
“Por meio da criação de exposição permanente na Sede da Anatel será possível divulgar, de forma didática e objetiva, os diversos avanços e conquistas do setor de telecomunicações nos últimos 23 anos – reflexos diretos da atuação da Anatel desde a sua criação”, afirma a agência.
fONTE: mINHA oPERADORA