Ideia é avaliar a satisfação geral dos clientes de telefonia, banda larga e TV por assinatura.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começou a entrevistar por telefone clientes das operadoras Algar Telecom, Brisanet, Claro, MOB Telecom, Oi, SKY, TIM, Unifique e Vivo.
A iniciativa visa coletar dados para a “Pesquisa para Aferição do Grau de Satisfação e da Qualidade Percebida Junto aos Usuários de Serviços de Telecomunicações 2021”.
A entrevista tem duração média de 10 minutos, na qual são feitas perguntas sobre os serviços de telefonia fixa, telefonia móvel, banda larga fixa e TV Paga.
Neste ano, um novo modelo de questionário foi adotado pela Anatel, em que os clientes poderão avaliar a satisfação geral com a prestação dos serviços, a qualidade do atendimento das empresas, além de outras informações sobre o serviço contratado, incluindo funcionamento, cobranças e recargas.
A pesquisa também coleta dados para efeitos de classificação do perfil sociodemográfico dos consumidores, como idade, renda e escolaridade.
A agência reguladora alerta que nestas entrevistas não são solicitados dados pessoais, como número de documentos, e-mail para contato, endereço residencial, número de cartões de crédito, dados de contas bancárias ou senhas.
A expectativa é entrevistar 82 mil consumidores de todo o país.
O objetivo é aperfeiçoar a análise do resultado e melhorar as decisões da Anatel.
“Os resultados do levantamento são utilizados pela Anatel com o objetivo de aperfeiçoar o trabalho da instituição e de prestar informações sobre o desempenho dos serviços para a sociedade. Os resultados permitem comparar, por unidade da federação, a satisfação e percepção de qualidade dos consumidores por prestadora e por serviço”, explicou a agência.
Esta é a sétima edição da pesquisa, com a previsão de divulgação dos resultados no primeiro trimestre de 2022.
Na última edição da “Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida de 2020”, a operadora Claro foi escolhida como a melhor operadora do país, segundo os entrevistados.