Consultoria aponta 66 milhões de assinantes de TV e 19,4 milhões de domicílios subnotificados ou consumindo conteúdo pirata.
Segundo a consultoria BB, uma empresa de análise de mercado, as mexicanas América Móvil (controladora da Claro no Brasil) e o grupo de mídia Televisa dominam o mercado de TV por assinatura na América Latina (incluindo o Brasil) em quantidade de assinantes.
A pesquisa utilizou dados do serviço AUDITV+, que conta com 66 milhões de domicílios declarados que utilizam a TV Paga, excluindo aqueles que fazem uso de pirataria ou subnotificados.
Se for incluído aqueles que acessam conteúdo ilegal ou os subnotificados, esse número sobe para 85,4 milhões, o que equivale a quase metade dos domicílios da região (46%).
No estudo, a Televisa e a América Móvil têm, cada uma, 18% do mercado de TV por assinatura na América Latina.
V – do mesmo grupo da SKY no Brasil – com 15% do mercado, Grupo Telefónica – controladora da Vivo – com 6% e o Grupo Clarín com 5%.
Se for considerado apenas o Brasil, a Claro TV tem 50% de participação no mercado, seguido da SKY (28%), Oi TV (10%), Vivo (9%), Outros (2%) e Brisanet (1%).
A BB também apontou que 24% dos domicílios da América Latina consomem TV Paga e serviços de streaming (OTTs), enquanto 17% apenas a TV por assinatura e 19% apenas as plataformas OTTs.
Costa Rica, México e Argentina são os países que mais consomem canais fechados, respectivamente 60%, 59% e 58% dos domicílios.
O estudo também identificou 235 plataformas de streaming na região, sendo os principais players a Netflix, Amazon Prime Video e Claro Video.
A Argentina oferece a maior quantidade de OTTs, com 98 plataformas online. Já o México, possui 95 serviços e o Chile 89, sendo os principais players a Netflix, Amazon Prime Video e Claro Video.
Ao todo, são 475 mil filmes e 84 mil séries disponíveis na região.
No Brasil são 88 plataformas, com 130 mil filmes e 20 mil séries disponíveis.