SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR COM A BANDA LARGA FIXA CAIU NA PANDEMIA

Segundo estudo da Anatel, dos cinco serviços pesquisados, a TV por assinatura e a banda larga fixa foram os únicos em que não houve aumento na satisfação geral dos consumidores, em relação a 2019.
Consultados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), consumidores de banda larga, telefonia fixa, telefonia celular e TV por assinatura de todo o Brasil indicaram uma melhoria geral nos serviços oferecido, embora tenha havido queda no indicador para a banda larga fixa. A informação é da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2020, divulgada nesta segunda-feira, 8.
De acordo com o estudo, feito a partir de entrevistas com cerca de 92 mil pessoas entre julho e novembro, a telefonia celular pós-paga teve (em comparação com o ano anterior) a melhor nota do quesito Satisfação Geral (7,49), seguida da telefonia celular pré-paga (7,45), da telefonia fixa (7,36) e da TV por assinatura (7,17). No entanto, o serviço de banda larga fixa apresentou resultados piores em relação a 2019, com 6,51 pontos. A nota máxima possível era 10.

RECLAMAÇÕES À BANDA LARGA FIXA

“Cremos que essa queda nos números da banda larga fixa teve muito a ver com a pandemia do ano de 2020”, explicou o gerente de Interações Institucionais, Satisfação e Educação para o Consumo da Anatel, Fábio Koleski.

Para ele, outro dado que chamou a atenção Agência foi em relação ao número global de reclamações recebidas. Tanto em 2019 quanto em 2020, a média foi de três milhões, porém a quantidade de reclamações referentes especificamente ao funcionamento da banda larga cresceu.

“Por outro lado, não vimos, nos indicadores de rede, interrupções sérias que comprometessem o serviço de forma mais ampla”, ponderou.

Entre as empresas com as piores avaliações estão a Hughes e a Oi, com diminuição estatisticamente significativa no estado do Rio Janeiro.

TELEFONIA CELULAR PÓS-PAGA

Segundo a Anatel, a marca positiva de 7,49 pontos é o indicador entre os serviços pelo quarto ano consecutivo, inclusive com avanços significativos neste ano para disponibilidade, qualidade das ligações e clareza das informações na conta.

Fonte: Telesíntese