Operadora está promovendo o spin-off de sua rede de acesso em fibra óptica. Expectativa do CFO da companhia, Adrian Calaza, é selar o negócio ainda neste trimestre.
A TIM recebeu quatro propostas firmes de sociedade na FiberCo, sua empresa de infraestrutura em fibra óptica. Adrian Calaza, diretor financeiro (CFO) da operadora, afirmou hoje, 1º, que a escolha do sócio acontecerá ainda neste mês.
“Temos quatro ofertas formais e esperamos escolher o parceiro ainda neste 1º trimestre”, disse, durante o evento TIM Day, no qual executivos da companhia apresentaram os planos industriais do grupo no Brasil até 2023.
Ele reiterou que a iniciativa permitirá destravar valor para a companhia. Pelas propostas, a FiberCo tem índice de avaliação de valor de mercado em relação ao EBITDA (lucro antes de impostos, depreciações, amortizações) de “dois dígitos”.
A unidade representará o spin-off da Live TIM. Os acessos em banda larga fixa da TIM (tanto em FTTH, como em FTTC) serão repassados à nova empresa. Em ocasiões anteriores, os executivos da companhia ressaltaram que será vendido o controle da empresa.
A TIM seguirá administrando os clientes, tendo como responsabilidade os modems instalados nas residências e usufruindo da rede óptica de acesso construída pela FiberCo.
Segundo reforçou Calaza, a operação segue tendência mundial de separação estrutura das operadoras de telecomunicações. Permite acelerar a implantação de rede, reduzindo o aporte de capital próprio para tanto.
A tele será a cliente âncora dessa empresa, mas os acessos poderão se comercializados a terceiros. Diz a companhia que o foco, a partir da venda, é expandir a cobertura e fazer melhorias operacionais a fim de ter uma abordagem de vendas de banda larga “OTT Friendly”.
Fonte: Telesíntese