Operadora passa a usar sistema totalmente baseado em nuvem e capaz de fornecer dados em tempo real. Contrato de fornecimento tem duração de seis anos.
A Telefônica Brasil (Vivo) vai usar tecnologia de cobrança desenvolvida pela Ericsson. O anúncio do negócio foi feito nesta segunda-feira, 8. O contrato de fornecimento tem duração de seis anos. A plataforma utilizada fará a gestão de pagamentos pré-pagos, pós-pagos, controle e até empresarial.
A solução contratada roda integralmente em nuvem privada da Vivo, com solução OpenStack. Todos os clientes da Vivo serão migrados para o sistema, embora para eles essa mudança seja imperceptível. A troca da cobrança baseada em hardware proprietário para uma plataforma em nuvem trará economia para a operadora, segundo a Ericsson.
As empresas avisam que a medida é já uma preparação para a chegada da 5G. Com o sistema de cobrança rodando em nuvem, será possível acrescentar novos serviços com rapidez.
“Escolhemos esta solução da Ericsson por conta da habilidade de nos apoiar na entrega ágil de novos produtos e serviços, ao mesmo tempo em que melhora a experiência do cliente com a exibição de informação de consumo em tempo real”, disse André Krieger, CIO da Vivo.
A Ericsson já era a responsável pela cobrança da Vivo, desde 2012. Para Eduardo Ricotta, gerente geral da Ericsson para a América Latina, o contrato permitirá à operadora descobrir novas oportunidades para monetização de serviços.