O tema não é exatamente uma novidade, mas a confirmação sim. Pietro Labriola, diretor-presidente da TIM, confirmou que as operadoras brasileiras já estão unidas para a criação de uma carteira digital.
Para o CEO, se cada uma criar a sua individualmente será um erro estratégico e vai repetir a situação do antigo serviço de mensagens multimídia (MMS).
Nesse caso, o WhatsApp assumiu um protagonismo antes mesmo das operadoras pensarem em como substituir o MMS.
É o cenário que Labriola destaca como um aprendizado para as teles. Atualmente, a competição continua, mas as marcas juntam esforços para lançar serviços de interesse comum.
No caso de uma carteira digital, é inviável pedir que um vendedor tenha modalidades de cobranças para todas as operadoras móveis, de acordo com o executivo.
Desenvolver o serviço individualmente seria uma falta de sinergia e economia de rede.
O grande ponto de interrogação até aqui é que muitas operadoras firmaram parcerias com banco digitais. A própria TIM se aliou ao C6 Bank.
Carteiras digitais também oferecem serviços financeiros. Portanto, se será ou não uma competição com os players já existentes no mercado, o futuro dirá.
Mas, pode ser muito estratégico que as operadoras lancem carteiras digitais e soluções financeiras para seus clientes.
Afinal, todas carregam o bônus de possuírem milhões de usuários em todo o Brasil e se todos fizerem uma adesão, as operadoras terão uma poderosa carteira digital em mãos.
Fonte: Minha Operadora