Assim como outrass gigantes das tecnologia, as operadoras de telefonia móvel possuem muitos dados de clientes para capitalizar em novas frentes. E um dos setores que estão na mira dessas empresas é o de serviços financeiros. A TIM é uma das que pretende entrar nesse mercado e até propõe uma parceria com as outras operadoras para lançar uma carteira digital única para clientes pré-pagos no Brasil — algo que seria ainda mais útil na atual tendência de “desmaterialização do dinheiro” em tempos de pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2).
“Todas as operadoras estão estudando (a criação de serviços financeiros) e possuem grupos de trabalho sobre o assunto. Minha visão é de que em um segmento com muitos players faz sentido trabalharmos de forma conjunta. Mas sei que não é fácil”, comentou o head de estratégia e transformação da TIM, Renato Ciuchini, em live do Mobile Time.
Com uma carteira digital unificada, os clientes poderiam realizar transações independentes de bancos e em uma só plataforma para todas as empresas. Isso poderia também agilizar pagamentos e até mesmo oferecer mais atrativos para o consumidor, como o cashback. No geral, seria ainda melhor para quem possui mais de uma conta de telefone em diferentes companhias.
Ciuchini lembrou que as operadoras, juntas, “conhecem praticamente todos os CPFs do país” e o lançamento de um serviço financeiro traz vantagens para qualquer companhia de telefonia, como redução de custos e receita adicional. “O mercado de telecom precisa evoluir. O cliente é sedento por crédito e gigabytes. Queremos monetizar a base fora do nosso core business”, complementou o executivo.
Fonte: Cal tech