Como retirar o extrato do INSS pela internet?

O “extrato do INSS” pode ser dividido de duas formas: para quem já se aposentou, chamamos de HISCRE (ou detalhamento de crédito) e para quem está buscando se aposentar, ele é o CNIS.

HISCRE é a abreviatura de histórico de créditos, e neste documento o beneficiário de prestação do INSS encontrará todos os recebimentos mensais, desde o momento em que lhe foi concedida a aposentadoria, pensão ou outro benefício pago.

O HISCRE é um documento bem completo, e ali estarão todos os seus recebimentos, de todos os anos.

Já o detalhamento de crédito é o valor recebido no último mês.

Agora o CNIS, abreviatura de Cadastro Nacional de Informações Sociais, é o documento onde constam todas as informações laborais do segurado: todas as empresas que trabalhou, carnês pagos, valores de salários de contribuição.

Com o CNIS calculamos o valor da aposentadoria a ser recebida, quando será concedido o seu melhor benefício, analisamos se existem erros a serem corrigidos no sistema e até mesmo verificamos se cabe revisão em benefício já concedido (junto com o processo administrativo).

Na minha opinião, é o documento mais importante que o segurado do INSS possui, e deve sempre ser analisado minuciosamente.

Nele estará tudo que o INSS precisa para lhe conceder o benefício previdenciário, e qualquer erro no sistema ou de interpretação podem adiar a sua aposentadoria ou diminuir o valor mensal que irá receber.

Como tirar extrato INSS pela internet [Passo a Passo]

Pelo site Meu INSS o segurado poderá obter a documentação desejada.

Abaixo vou explicar passo a passo como é simples obter os documentos.

COMO CONSULTAR EXTRATO DE PAGAMENTO PELA INTERNET

Passo 1:  se você já possui senha do Meu.inss basta clicar em ENTRAR. É o ícone azul na lateral esquerda da tela.

Obs: caso não tenha senha, você deverá criar ela no link abaixo “CADASTRAR SENHA”.

Passo 2: Após inserir o CPF e senha, o site irá abrir com as opções. Clique agora no primeiro link da segunda linha (MEUS BENEFÍCIOS).

Passo 3: Clique agora em seu benefício que pretende consultar. Automaticamente aparecerá o valor recebido:

COMO CONSULTAR EXTRATO DE CONCESSÃO DO BENEFÍCIO (CARTA DE CONCESSÃO)

Passo 1: O procedimento é muito parecido, ou seja, se você já possui senha do Meu.inss, basta clicar em ENTRAR. É o ícone azul na lateral esquerda da tela.

Obs: caso não tenha senha, você deverá criar ela no link abaixo “CADASTRAR SENHA”.

Passo 2: Após inserir o CPF e senha, o site irá abrir com as opções. Clique agora no primeiro link da segunda linha (MEUS BENEFÍCIOS).

Passo 3: Clique agora em seu benefício que pretende consultar. Automaticamente aparecerá abaixo o link para verificar sua carta de concessão (são 3 links, você deverá clicar no primeiro – CARTA DE CONCESSÃO):

COMO CONSULTAR EXTRATO DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

Passo 1: O procedimento é o mesmo, ou seja, se você já possui senha do Meu.inss basta clicar em ENTRAR. É o ícone azul na lateral esquerda da tela.

Obs: caso não tenha senha, você deverá criar ela no link abaixo “CADASTRAR SENHA”.

Passo 2: Aqui seguimos o mesmo passo: após inserir o CPF e senha, o site irá abrir com as opções. Clique agora no primeiro link da segunda linha (MEUS BENEFÍCIOS).

Passo 3: Clique agora em seu benefício que pretende consultar. Automaticamente aparecerá abaixo o link para verificar sua carta de concessão (são 3 links, deverá clicar no segundo – EMPRÉSTIMO CONSIGNADO).

COMO CONSULTAR O EXTRATO DO IMPOSTO DE RENDA DE 2021

Faça exatamente o mesmo procedimento acima, porém deverá clicar no terceiro item em “Serviços Relacionados” – EXTRATO IRPF:

COMO CONSULTAR O EXTRATO PREVIDENCIÁRIO (CNIS)

O CNIS possui todas as informações do trabalhador. Ali você vai encontrar todos os seus vínculos de emprego, os salários que contribuiu e até quanto recebeu do INSS.

É o mais completo extrato inss do segurado.

No CNIS é necessário principalmente tomar cuidado com 3 itens:

  1. Anotações do INSS que estarão na lateral direita da folha. Ex: período extemporâneo. Estas anotações devem ser retificadas no INSS, e serão marcadas por uma abreviatura (na lateral direita), mas na última folha estará por completo a tabela com o seu significado.
  2. Verificar se todos os vínculos da CTPS e os carnês pagos estão no documento.
  3. Verificar se os salários de contribuição posteriores a julho de 1994 estão todos corretos.

Passo a passo para obter o CNIS

Passo 1: entrar no sistema do site Meu INSS, fazendo login com cpf e senha.

Passo 2: Nos serviços em destaque o CNIS estará na 3a fileira, e é o 4º item (EXTRATO DE CONTRIBUIÇÃO – CNIS)

Passo 3: Clique em “baixar pdf”, ali você poderá obter a versão resumida ou completa do Cadastro Nacional de Informações Sociais.

Portanto, muito cuidado com seu CNIS, pois a análise correta e eventuais correções junto ao INSS podem antecipar seu benefício ou aumentar bastante o valor mensal.

E lembre-se que a aposentadoria é para toda a vida.

Dica bônus: como ver histórico de contribuição do INSS e simular seu tempo de contribuição

O histórico de contribuição do INSS estará em seu CNIS, baixe a versão completa em PDF, pois nela estarão os vínculos e remunerações.

Inclusive os benefícios recebidos, como auxílio-doença, estarão detalhados.

Para simular seu tempo de contribuição (é possível até mesmo realizar uma simulação do benefício!), você deverá clicar no link “SIMULAR APOSENTADORIA” nos serviços essenciais do meu.inss.

Este link é o terceiro quadrado da primeira fileira.

Conclusão

É possível obter toda a documentação desejada pelo site meu.inss , o segurado não precisa se dirigir mais a uma agência do INSS.

Tanto o extrato inss de pagamento mensal, como seus recolhimentos, os vínculos empregatícios, recebimento de benefício por incapacidade e outros estarão na palma da mão do segurado.

Podem ser obtidos no site Meu INSS ou baixando o aplicativo para smartphone “Meu INSS” para Android ou Apple.

Tomem sempre cuidado com todas as anotações que estão nos documentos, pois quem está buscando a aposentadoria poderá perder tempo e dinheiro por dados incorretos, e um profissional experiente poderá garantir seu melhor benefício.  

Vou citar como exemplo a senhora Cristina, que nos procurou esta semana para realizarmos o seu planejamento de aposentadoria.

A Cristina trabalha em uma tecelagem faz 20 anos, exposta a ruído, e o INSS não tem a informação no CNIS.

Em razão deste vínculo, iremos solicitar ao INSS (por meio de petição) que ele converta o tempo especial em comum, apresentando seu PPP.

A Cristina irá “ganhar” mais 4 anos, antecipando sua aposentadoria e o mais interessante: trazendo para seu benefício o cálculo da lei anterior, sem a aplicação do fator previdenciário por já ter atingido 86 pontos.

O benefício foi antecipado e será integral, graças a um detalhe que não estava no CNIS.

Portanto, se você está para se aposentar, busque o auxílio de um advogado previdenciário, e se você já é aposentado, o seu benefício pode estar errado.

Participei desta matéria do Jornal Agora SP, e conversamos sobre revisões de benefícios, onde todas se baseiam no extrato de benefício obtido pela internet.

Até a próxima!