Você está aqui: Home Jurídico Dicionário Jurídico Atestado médico

Atestado médico

O atestado médico é válido para fins de justificação de ausência de trabalho ou abono de falta. No entanto, não é de competência ou atribuição exclusiva do médico da empresa a consulta e o atendimento ao trabalhador e o fornecimento do atestado.

De acordo com a lei nº 605, de 05/01/49, (Art. 6º Parágrafo 2º) “A doença será comprovada mediante atestado médico da instituição da previdência social a que estiver filiado o empregado, e, na falta deste e sucessivamente, de médico da empresa ou por ela designado; de médico a serviço de representação federal, estadual ou municipal incumbido de assuntos de higiene ou de saúde pública; ou não existindo estes, na localidade em que trabalhar, de médico de sua escolha".

Se a empresa quiser contestar um atestado médico fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou médico particular, o médico do trabalho da empresa deverá provar porque este atestado não tem validade. Além disso, de acordo com ementa do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), o atestado médico particular da empresa não pode prevalecer sobre o atestado fornecido por médico oficial do poder público.

Avenida Circular Quadra 126 Lote 14, Setor Pedro Ludovico - Goiânia, Goiás CEP: 74823-020
Telefone: (62) 3227-7900
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.